É preciso mudar o Brasil

Hey Braseeeel, o que está acontecendo com você?

Que onda de violência é essa que temos visto essas últimas semanas? É tanto assassinado, barbárie, assaltos e vítimas de armas brancas que ligar a tv para ver um noticiário virou um ato de coragem. A violência está aumentando em grande escala e cada vez mais a sociedade sente-se refém do medo e do desejo por mudança. 
Cada vez mais torna-se comum ouvir as pessoas falarem em reforma da nossa legislação penal, diminuição da maioridade penal e em um sistema penal mais humanizado, voltado de fato para a ressocialização dos indivíduos e consequente diminuição dos reincidentes.
De fato o Poder Público não tem conseguido diminuir os índices de violência ou oferecer o mínimo de segurança à sociedade. Todos os dias somos bombardeados por crimes espalhados pelo Brasil inteiro e parece que quando uma modalidade de crime passa a acontecer em um determinado lugar, isso vira “moda” e passa a acontecer em outras regões também, como o caso do uso cada vez mais comum das armas brancas em assaltos. 
Diante de tudo isso, a sociedade busca por uma solução e considera cada vez mais a reforma penal como uma saída para esse problema. Mas será que só isso resolve? Eu honestamente creio que não. Creio aliás que tão somente a efetiva e rápida aplicação da lei seja remédio para metade ou quase todos os nossos problemas. 
Acredito que o investimento na educação (e também a mudança da maneira como se faz educação no Brasil, que diga-se de passagem, é ultrapassadíssima quando comparada aos países escandinavos, que encontram-se no topo no ranking da educação no mundo – o Brasil ficou em 35º colocado em 2014, em uma escala de 36, ficando atrás apenas do México), valorização dos professores, mudança no ambiente escolar e efetivas políticas públicas que invistam na sociedade brasileira devem ser consideradas para que futuramente esses índices diminuam e possamos usufruir de um pouco de paz e tranquilidade.
Um bom lugar para viver se faz com pessoas educadas, que têm oportunidade de estudar e conseguir um bom emprego quando adultas. Que têm um bom emprego e vivem dignamente com o seu salário, sem precisar ter que escolher no final do mês entre pagar uma conta ou comprar comida. Que tem uma sociedade representada por políticos honestos e que trabalham em favor da sociedade e não do próprio bolso. 
Que a reforma em nossa legislação é necessária em alguns pontos, sim! Mas não é o único caminho para resolver nossos problemas. O nosso sistema punitivo é suficiente para punir quem quer que seja, desde que utilizado de maneira rápida e eficaz. Mas devo admitir que eu creio muito mais na educação e na diminuição das desigualdades sociais e efetiva busca para a construção de um Brasil melhor, do que em qualquer reforma em leis que já cumprem o seu papel.

Related Stories

Discover

The Ultimate Africa Travel Bucket List

There are times when you wish you could get away from it all by...

Which Resort in Mauritius is Right for You?

There are times when you wish you could get away from it all by...

How to Choose the Right African Safari

There are times when you wish you could get away from it all by...

Jungle Getaway in the Heart of Cameroon

There are times when you wish you could get away from it all by...

Best Spots to See Wildlife in the U.S.

There are times when you wish you could get away from it all by...

California Desert Travel Tips & Insights

There are times when you wish you could get away from it all by...

Popular Categories

Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Pular para a barra de ferramentas