Controle financeiro pessoal – Como se organizar?

Dicas para você guardar dinheiro, gastar menos e ter uma vida financeira organizada.

Dívidas atrasadas, faturas em excesso e a indecisão sobre qual conta pagar é uma realidade em meio ao cenário econômico em que o Brasil se encontra. E é por isso que venho com dicas valiosas para manter a vida financeira sob controle.

#1 – Controle o quanto você ganha e o quanto gasta.



Sem o controle dos ganhos e gastos, o descontrole financeiro é praticamente certo e por vezes, acabamos cometendo o exagero do consumo. Por isso é importante ter educação financeira e a melhor forma disso acontecer é fazendo o controle através de planilhas, observando aqueles gastos que são necessários e excluindo as futilidades que abarrotam nosso orçamento de dívidas desnecessárias. Sabe aquele ditado que diz que ‘está sobrando mês no meu salário’? Significa dizer que você anda gastando mais do que ganha e acaba passando aperto no fim do mês. Por isso é importante sempre anotar os gastos, se planejar antes de comprar, avaliar a necessidade da compra (será que eu preciso mesmo disso?), não fazer tantas compras parceladas e adquirir o hábito de fazer listas de compras são ótimas ideias para não fugir do planejamento mensal.

#2 – Saiba quais os serviços que você paga e não utiliza.



Geralmente trabalhamos 8h/dia, de segunda à sexta. Nas noites durante a semana costumamos dar uma organizada na casa, no material para levar ao trabalho no dia seguinte ou, em muitos casos, o período noturno é dedicado à uma graduação. O sabadão vira dia de faxina e o domingo sempre é dedicado aos passeios em família. Pergunto: cadê o tempo para usufruir da sky tv que você assina, ou no plano de internet caríssimo junto com a tv por assinatura e conta de telefone fixo?

Esses são exemplos de despesas fixas mensais que sequer deveriam existir. Então a dica é: preste mais atenção às despesas desnecessárias. Avalie a necessidade dos serviços contratados e veja quais deles podem ser revistos. Seja um consumidor consciente!

    #3 – Vaidade e status – se planeje.



    Verifique a real necessidade de suas aquisições. Sua compra realmente satisfaz suas necessidades e desejos ou fazem parte da aceitação social? Pense sempre que a compra de determinados objetos, viagens, hábitos de consumo e lugares que frequenta podem sair muito caros se não houver um planejamento e uma real disponibilidade de recursos financeiros para isso, podendo levar a inadimplência e consequente endividamento.

      #4 – Guarde dinheiro para emergências.



      Imprevistos acontecem e é bom estar preparado para eles. Por isso o ‘colchão’ financeiro é a melhor maneira de se organizar e se planejar para o futuro. Procure sempre guardar 20% dos ganhos para uma reserva de emergência e não se permita utilizá-la para outros fins. Determine circunstâncias específicas para o uso da reserva, como conserto de carro, reparo de emergência na casa, viagem inesperada, problema de saúde ou mesmo o desemprego.

      #5 – Aproveite cupons descontos, programas de fidelidade e pesquise o menor preço.


      A pesquisa pelo menor preço, aliada aos programas de fidelidade e cupons desconto são uma ótima maneira de economizar dinheiro e adquirir bens ou serviços. E tendo em vista o grande crescimento e confiabilidade dos serviços online, muitas lojas disponibilizam programas de fidelidade ou cupons desconto e eu, particularmente, adoro! Um dos sites que eu costumo usar é o Cupom Válido, que possui uma série de lojas afiliadas, bem como estabelece a política de trocas, frete dos produtos e confiabilidade das empresas de acordo com o ranking no Reclame Aqui. E o melhor, não há necessidade de cadastrar no site e você pega o cupom rapidinho!

      Clica aqui e confere as lojas disponíveis: http://www.cupomvalido.com.br/

      Espero que tenham gostado do post e não esqueçam: organização financeira é a chave para a realização dos sonhos.

      Related Stories

      Discover

      The Ultimate Africa Travel Bucket List

      There are times when you wish you could get away from it all by...

      Which Resort in Mauritius is Right for You?

      There are times when you wish you could get away from it all by...

      How to Choose the Right African Safari

      There are times when you wish you could get away from it all by...

      Jungle Getaway in the Heart of Cameroon

      There are times when you wish you could get away from it all by...

      Best Spots to See Wildlife in the U.S.

      There are times when you wish you could get away from it all by...

      California Desert Travel Tips & Insights

      There are times when you wish you could get away from it all by...

      Popular Categories

      Comments

      1. Olá, tudo bem?

        Ter um controle dos gastos financeiros é algo bem difícil e complicado, pois, muitas das vezes acabamos nos enrolando em nossas próprias dívidas. A dica dos serviços que pagamos e não utilizamos é realmente bem útil. Por exemplo, tenho visto que pago a Netflix, mas praticamente não uso, tem mês que não assisto nada, ou seja, apenas desperdício de dinheiro. Excelente dicas, adorei a do cupom!

        beijos!

      2. Acho que isso é o mais difícil pra mim, controlar os gastos rs fiz faculdade de administração e duas coisas que não sei administrar é meu tempo e meu dinheiro rs adorei as dicas e principalmente ese site Cupom Válido! Já tinha visto vídeos de blogueiras famosas falando dele, mas fiquei um pouco com receio, agora vou procurar conhecer melhor esse serviço

      3. Own, Tha… rsrsrs. Nem me fale! Ultimamente tempo tem sido algo realmente desordenado pra mim, complicando até a vida nos estudos. Mas é isso aí, saber onde falhamos é o primeiro passo para começar a se organizar. Boa sorte!

      LEAVE A REPLY

      Please enter your comment!
      Please enter your name here

      Pular para a barra de ferramentas