Estou fazendo a Dieta Dukan há dois dias, postando informações e alimentos indicados para a fase em que estou, mas nesse post vou esclarecer exatamente a proposta do Dr. Dukan (nutricionista francês criador do método de emagrecimento rápido e eficiente).
O cardápio proposto pelo nutricionista é baseado em proteínas e vegetais. No programa são permitidos 100 alimentos: 72 de origem animal e 28 de origem vegetal. A ideia é que você consuma esses alimentos o quanto quiser e, ainda assim, perca peso.
Há também a indicação do consumo do farelo de aveia, que nos traz uma sensação de saciedade e com isso reduzimos a vontade de comer.
O programa divide-se em quatro fases, sendo:
1ª FASE – ATAQUE

Nesse primeiro momento pode-se comer apenas proteínas magras (ovo, sendo limitado a duas gemas por dia; peito de peru light; frango sem pele; bife; peixe; iogurte desnatado; chás; café; adoçante; refrigerante ou suco zero) e o consumo mínimo de 1,5 litros de água por dia. A aveia pode ser consumida com o limite máximo de 1 colher e meia por dia. Em alguns casos essa fase pode durar até 10 dias.
2ª FASE – CRUZEIRO

Essa fase é a que tem o maior emagrecimento e só acaba quando o peso ideal é atingido. Há a introdução de legumes e verduras na alimentação. Os carboidratos continuam excluídos (milho, arroz, ervilha, batata).
3ª FASE – CONSOLIDAÇÃO

Nesse período há a busca pela manutenção do peso conquistado. Aqui o cardápio é o mesmo da fase anterior, porém, há a introdução de uma fruta por dia e duas refeições livres por semana. Essa fase tem a duração de 10 dias por cada quilo perdido. Por exemplo: se você tiver perdido 2kg deverá permanecer nessa fase por 20 dias.
4ª FASE – ESTABILIZAÇÃO

A novidade nessa fase é que nada é proibido, desde que consumido com bom senso! Deve-se repetir a primeira fase uma vez por semana (um dia inteiro consumindo apenas proteínas). Aqui há a indicação de consumo de três colheres de farelo de aveia por dia, além de água e exercícios.
A ideia da Dieta Dukan é a perda de peso rápida, sem limitação de quantidades de alimentos ingeridos, baixo consumo de gorduras e carboidratos, e o melhor: livre do efeito sanfona!
Sonho de todas nós não é? A dieta conquistou até as famosas e eu também aderi! E mesmo estando em meu segundo dia de dieta, confesso que já estou beeem satisfeita com os resultados e super indico!
Beijo no core! =*

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