Não dá pra falar em Costa Rica sem falar em Gallo Pinto e salsa. Claro, as paisagens são incríveis, as praias caribenhas de tirar o fôlego e o povo é super carismático. Mas a surpresa foi mesmo por conta dessa comida típica bem a cara do nosso baião de dois. E como todo prato típico, existem as variações no preparo, horário de comer e o que acompanha, o que diferenciou bastante da maneira como comemos aqui.



Na Costa Rica eles costumam comer o Gallo Pinto pela manhã logo no café, pois dizem que é para dar resistência para encarar o dia de trabalho (ou lazer). Geralmente nos hotéis ele vinha acompanhado de ovos mexidos, batata da terra frita e muuuita salsa! Além disso, o feijão horas era avermelhado, horas preto, diversificando no sabor.

O que eu achei mais interessante foi que tudo é muito artesanal e caseiro, mesmo nos restaurantes ou hotéis. Aí a gente se sente bem recebido e com aquela sensação de estar em casa aproveitando a comida caseira da mamãe.

Confere aqui a receita, é super fácil!

#RECEITA E MODO DE PREPARO

#INGREDIENTES:

– Uma tigela de arroz cozido e solto (de preferência do dia anterior), só com sal.
– Uma tigela de feijão preto cozido (a quantidade da água do feijão não deverá ser mais que 2/3 do volume do feijão)
– Uma cebola pequena picada finamente
– Uma mão cheia de coentros picados finamente
– Quatro dentes de alho picados
– Quatro colheres de sopa de um molho de salsa tradicional da Costa Rica
– Um pimentão vermelho pequeno
– Um cubo de caldo de galinha
– Azeite para refogar
– Sal a gosto


#PREPARO:

Refogue a cebola, o pimentão, o alho e o coentro no azeite. Junte o feijão, o molho de salsa, o cubo de caldo de galinha esfarelado e o sal. Acrescente o arroz e deixar cozinhar para a melhor mistura dos sabores. Torradas, queijo, ovos, abacate e bananas são bons acompanhamentos.

Espero que gostem!

1 COMMENT

  1. Oi Samara, tudo bem?

    Ainda não conhecia essa comida típica costariquenha e pelo seu post, ficou parecendo que ela realmente se parece com o nosso baião de dois. Parece ser o tipo de comida que nos deixa com água na boca e faz muito bem. Com toda certeza, ainda irei experimentar tal comida e quem sabe arriscar a fazer. Adorei o post!

    beijos!

  2. Oi Samara, tudo bem? Que delícia de receita e diferente. Nunca tinha ouvido falar desse prato mas confesso que já fiquei curiosa para experimentar. Algo que como sempre é comida mexicana e adoro ainda mais por ter bastante pimenta. Receita anotada. Beijos, Érika =^.^=

  3. Olá! Tudo bom?
    Adoro ler posts de comida, acho muito interessante, não sabia que essa era a comida mais apreciada por lá, fiquei com muita vontade de experimentar, hummm.
    Beijos, Joyce de Freitas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here